09/02/2014

Alice, à procura de si própria

Título: Alice, à procura de si própria

Autor: Phyllis Reynolds Naylor

Editora: Verbo

Data de publicação: Fevereiro de 2008

Assunto: Alice, também conhecida por Al, é uma rapariga de 12 anos, que anda no 7º ano e mora nos EUA.
 Al, vive com o pai e com o seu irmão, Lester. O seu pai é dono de uma loja de música e o irmão tem 20 anos e anda na faculdade.
A mãe da Alice morreu, quando ela tinha 3 ou 4 anos e, a partir daí, foi educada pela tia Sally.
Um dia, Alice apercebe-se que quer imitar as suas amigas, então começa por pedir ao pai um placar para pôr todas as coisas importantes da sua vida.
Depois disso, decide furar as orelhas e entrar em vários clubes, tal como as suas amigas. O que não percebe, é que ao ocupar o seu tempo todo com os clubes, deixa para trás a sua verdadeira amiga, a Elizabeth.
 Será que Alice vai perceber quem são as suas verdadeiras amigas e descobre que pode continuar a ser ela própria? 

Apreciação global: Eu gostei desta história, porque demostra que não precisamos de imitar as nossas amigas para não sermos aceites pelos amigos verdadeiros.
A minha personagem favorita é a Elizabeth, porque ela é a única que não se deixou influenciar pelas amigas e é a única que é realmente amiga da Alice.
O momento mais interessante e divertido da história é quando a Al entra num concurso de talentos, e quando está a fazer sapateado um gato e agarra-se a uma das suas pernas e Alice não consegue terminar o seu número e acaba por passar a maior vergonha da sua vida.
O tipo de vocabulário desta história é simples, engraçado e apropriado para a minha idade.
Se tivesse de atribuir uma cor ao livro, seria vermelho, porque esta história também retrata o amor que a Alice sente pela sua família e pelos seus amigos.

Catarina Fonseca, 7º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário