27/11/2013

A vaca Vitória e o gato Maltês





A vaca Vitória vivia numa quinta de uma família abastada. Na quinta, existiam vários animais e a vaca Vitória, altiva, como sempre, tratava os demais com algum desprezo. Afinal, ela era a vaca Vitória e até ao seu nome lhe dava prestígio.
Era domingo e apareceu um gato na quinta.
O gato Maltês era idoso e tinha sido abandonado pelos donos. Não sabendo o que fazer, resolveu pedir ajuda à vaca Vitória e deslocou-se à quinta para conversar com ela.
- Olá, Vitória, chamo-me Maltês e fui abandonado pelos meus donos.
Se eu pudesse viver aqui, salvavas-me a vida. Não tenho onde viver e em breve chegará o inverno.
No meio de sonoras gargalhadas, a vaca respondeu ao gato:
- Um gato velho a viver na quinta? Para quê? Nem ratos consegues caçar!
O gato Maltês saiu, desanimadamente, da quinta e encontrou os seus amigos que, ao saberem do sucedido, resolveram ajudá-lo:
- Todos juntos, conseguiremos uma casa para ti! – disseram os amigos prontamente.
E assim foi: juntaram-se vários animais e construíram uma bela casa para o gato Maltês que agradecido lhes disse:
- A amizade é o que tive de mais valioso durante a minha vida e estou-vos, eternamente, grato pela ajuda que me deram pois salvaram-me a vida.
Anos mais tarde, foi sabido que a vaca Vitória, ausente de amigos, acabou por falecer.

A União faz a força e a amizade é um dos maiores valores da vida.
E assim termina esta história.
Francisca Gouveia, 5º ano B

2 comentários:

  1. Parabéns, Kika!
    Eu adorei o texto!!! Está imaginativo e muito bem escrito.

    Lara Ferreira
    5ºA

    ResponderEliminar