07/11/2013

O Fantasma de Canterville

Oscar wilde (1854-1900), de origem irlandesa, foi poeta, dramaturgo e autor de numerosos contos. Tornou-se um dos dramaturgos de maior sucesso da época vitoriana, sendo a sua escrita caracterizada por uma apurada crítica social e por uma fina ironia. Da sua obra destacam-se textos dramáticos como O Leque de Lady Windermere, Salomé, A Importancia de se Chamar Ernesto e o romance O Retrato de Dorian Gray.



Em O Fantasma de Canterville, Oscar Wilde conta a história de um diplomata americano que compra, na velha Inglaterra, Canterville Chase, uma bela mansão da época Tudor, supostamente assombrada por um temível fantasma. A família instala-se e estranhos fenómenos começam a acontecer: uma mancha de sangue no chão da biblioteca, ruídos noturnos de correntes arrastadas, gritos terríveis… No entanto a família não se deixa intimidar e o seu comportamento desconcerta o fantasma que, de assustador passa a assustado, tremendo de medo ao menor ruído. 

O Fantasma de Canterville é um clássico com todos os ingredientes de uma narrativa de terror, que não põe de lado a fina ironia e um hilariante sentido de humor.


Sem comentários:

Enviar um comentário